You are currently viewing 10 Recursos Digitais mais utilizados na Sala do Futuro
10 Recursos Digitais mais Utilizados na Sala do Futuro

10 Recursos Digitais mais utilizados na Sala do Futuro

A aprendizagem é um dos motores do desenvolvimento humano. Pode ser feita de diversas formas e recorrendo aos mais diversos recursos digitais.

Atualmente, com a globalização do conhecimento e a digitalização do ensino, encontramos tecnologias que nos permitem explorar, desenvolver e descobrir.

Na Sala do Futuro (SF) utilizamos essas tecnologias com o propósito de fornecer aos nossos estudantes experiências de aprendizagem divertidas e personalizadas aos seus interesses e capacidades.

Partilhamos com todos, os 10 recursos digitais que os nossos estudantes mais gostam e utilizam na SF:

Kodu

O Kodu permite entrar no mundo do Game Design, oferecendo ferramentas acessíveis para a criação de cenários e personagens. Além disso, introduz a oportunidade de programar os diversos elementos de jogo.

Esta ferramenta permite aos estudantes da Sala do Futuro criarem as suas próprias estórias ou jogos, colocarem na prática a sua imaginação e desenvolver a resolução de problemas. Além disso, costumamos criar situações de aprendizagem dentro dos mundos, fazendo do Kodu uma ferramenta educativa divertida. Dica: experimentem os tutoriais dentro do programa ou visualizem no YouTube aqui.

Padlet

O Padlet, na sua base, é como um blogue com vários formatos à escolha (ex: cronologia, mapas, listas). É uma maneira muito acessível de criar e organizar conteúdo, seja um texto, listas de tarefas, exercícios, etc.

Esta ferramenta tem-nos permitido preparar desafios e sessões de estudo, sendo muito fácil de utilizar para os nossos estudantes. Como permite associar vários tipos de ficheiros (ex: vídeo, fotos, documentos, links), é ótimo para organizar tudo no mesmo local.

Kahoot 

Se gostam de quizzes, então o Kahoot tem o que precisam. Aqui poderão encontrar quizzes de imensos temas, além de poderem criar os vossos! Umas das características mais importantes é que podem jogar com outras pessoas online, sendo uma ferramenta ótima para a diversão ou a aprendizagem.

Na Sala do Futuro, usamos o Kahoot quando queremos aprender ou treinar um tema, avaliar a aprendizagem depois do estudo (ex: torneios) e até como dinâmica de apresentação. Este é um dos recursos digitais que mais sucesso faz entre todos! Assistir ao nosso tutorial aqui.

Toontastic

Esta app desperta o/a cineasta, novelista e artista que há em nós! O Toontastic permite criar animações ou apresentações em 3D, oferecendo uma biblioteca com imensas personagens, cenários e músicas para apoiar a nossa imaginação. O controlo das personagens é feito ao mesmo tempo que se grava e até podemos incluir a nossa voz.

Os estudantes da SF gostam muito de criar estórias e episódios com esta app, desde Donkey Kong a Batalhas de Super-Heróis. Além disso, é uma maneira muito divertida para criar pequenas explicações sobre um tema ou deixar que seja uma personagem a lançar um desafio.

Comic Strip Creator / Comic Caption Meme Maker / Comic Maker

As bandas desenhadas (BD) fazem parte da nossa cultura há imenso tempo e têm sido uma boa forma de cativar os mais novos para a leitura. Com o avanço da tecnologia, já é possível criar as nossas próprias BD no nosso smartphone, algo que diversas apps nos ajudam a fazer. Para uma experiência mais simples, podemos utilizar uma app como a Comic Strip Creator. Se quisermos utilizar imagens ou as nossas fotografias, temos opções como a Comic Caption Meme Maker e a Comic Maker.

A Sala do Futuro costuma utilizar estes recursos digitais para dinâmicas de expressão dramática, criação de estórias e para desenvolver a criatividade. Através das fotografias aprendem a importância da luminosidade, ângulo, poses, continuidade da narrativa, expressividade e outros aspetos mais “teatrais”. Além de desenvolver competências, proporciona bons momentos de gargalhada enquanto constroem os seus projetos.

Mindly / Mindmeister / MindmapsApp

Os Mapas Mentais são maneiras de organizar a informação, mas acima de tudo, o pensamento. São uma estratégia utilizada em escolas, empresas e no dia a dia, sendo úteis para resumir a informação e fazer associações entre palavras-chave. Existem diferentes aplicações/sites que permitem criar estes mapas, tal como a Mindly, Mindmeister e a MindmapsApp.

Vários estudantes da SF beneficiam desta estratégia e costumam usá-la ao estudar uma matéria escolar, de forma a conseguirem organizar a informação importante e mais facilmente a memorizarem. Depois disto, costumam fazer uma pequena apresentação sobre o mapa mental que criaram de forma a consolidar a aprendizagem.

Wordwall

O Wordwall é uma plataforma que permite gamificar a aprendizagem de diversas formas,  incluindo puzzles, concursos de quiz, palavras cruzadas, jogos de velocidade, entre outros. Aqui encontrarão várias atividades que poderão apoiar a exploração de algum tema/matéria escolar.
Na Sala do  Futuro, esta ferramenta tem sido muito útil tanto para estudo presencial como online. Os nossos estudantes apreciam o formato de jogo e interagem com os exercícios geralmente de forma mais positiva do que com uma ficha em papel.
Dica: Utilizando o Padlet, podemos até juntar várias atividades do Wordwall no mesmo local.

Math Land

Quem disse que piratas e exploradores não precisam de matemática não conheceu ainda a app Math Land! Nesta aplicação, superamos os vários desafios e puzzles, apanhando moedas e desviando de inimigos pelo caminho. Os desafios matemáticos permitem-nos alcançar as chaves para poder passar de nível.

Os estudantes da Sala do Futuro, principalmente os mais novos, gostam muito desta aplicação que lhes permite trabalhar as operações e cálculos de maneira divertida. Para dar um apoio nas contagens e cálculos, também usamos umas gemas de plástico, apropriadas a quem procura o tesouro do conhecimento.

Scratch / Scratch Jr

Alguns de nós temos gatos de estimação, mas nenhum deles pode ensinar programação como o Scratch!

Este software permite criar imenso conteúdo, incluindo animações, jogos e aulas. Além da biblioteca de recursos, podemos utilizar outros ou criar os nossos próprios. Ver como no nosso tutorial aqui.

Existem duas versões: Scratch Jr. (mais simples e apropriado para os mais novos) e o Scratch.

Na Sala do Futuro, este software ajuda a introduzir a programação por blocos, além de desenvolver competências como a criatividade, resolução de problemas e planeamento. Das mentes dos nossos estudantes já saíram comédias, jogos de arcada e fantásticas animações.

Magic Tiles 3

Que tal juntar desafios de destreza enquanto ouvimos covers das nossas músicas favoritas? A app Magic Tiles combina ambos, dando um contexto agradável para trabalhar a atenção, concentração e coordenação. As peças aparecem ao ritmo da música, portanto parece que estamos a tocá-las como num piano. À medida que vamos superando os desafios a velocidade aumenta, pelo que é um bom exercício diário.

Esta costuma ser uma das apps favoritas, sendo simples e atrativa. Na SF é utilizada para treinar habilidades, como forma de aquecimento para outras dinâmicas e até para relaxar um pouco. Pode também ser uma maneira de estabelecer uma boa parceria, enquanto se trabalha em conjunto para chegar o mais longe possível e a música dá tema de conversa.

Desejamos que estas sugestões possam inspirar excelentes experiências de ensino à distância e entusiasmantes aprendizagens!

Fiquem a par de mais dicas de recursos digitais nas nossas redes sociais: facebookinstagram ou no nosso canal do Youtube e tiktok.

Estamos ligados a Explorar, Desenvolver e Descobrir!

93 805 30 55 | 21 150 89 86 | geral@saladofuturo.pt

Deixe uma resposta

Word‌:‌ ‌

●Textos‌ ‌e‌ ‌parágrafos;‌ ‌

●Estilos‌ ‌e‌ ‌Títulos;‌ ‌

●Inserção‌ ‌de‌ ‌imagens/vídeos.‌ ‌

●Marcas‌ ‌de‌ ‌tabulação;‌ ‌

●Margens‌ ‌ABNT‌ ‌e‌ ‌Quebra‌ ‌de‌ ‌texto;‌ ‌

●Texto‌ ‌em‌ ‌colunas;‌ ‌

●Folha‌ ‌de‌ ‌rosto/capa;‌ ‌

●Design‌ ‌do‌ ‌texto;‌ ‌

●Listas;‌ ‌

●Notas‌ ‌de‌ ‌rodapé‌ ‌e‌ ‌comentários;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌equações.‌ ‌

‌Excel‌:

‌●Aparência‌ ‌das‌ ‌Folhas‌ ‌de‌ ‌cálculo;‌ ‌

●Alinhamento‌ ‌das‌ ‌células;‌ ‌

●Bordas;‌ ‌

●Comentários‌ ‌nas‌ ‌células;‌ ‌

●Alterar‌ ‌fontes;‌ ‌

●Copiar‌ ‌e‌ ‌colar‌ ‌formatos;‌ ‌

●Apresentar/Ocultar‌ ‌linhas‌ ‌e‌ ‌colunas;‌ ‌

●Configurações‌ ‌de‌ ‌layout‌ ‌da‌ ‌página;‌ ‌

●Formatação‌ ‌do‌ ‌tipo‌ ‌de‌ ‌dados;‌ ‌

●Criar‌ ‌gráficos;‌ ‌

●Uso‌ ‌de‌ ‌fórmulas:‌ ‌SOMA,‌ ‌MINIMO,‌ ‌MAXIMO,‌ ‌MEDIA.

‌Power‌ ‌Point‌:

‌●Apresentação‌ ‌e‌ ‌Layouts;‌ ‌

●Abrir‌ ‌apresentações;‌ ‌

●Planos‌ ‌de‌ ‌fundo‌ ‌e‌ ‌Temas;‌ ‌

●Inserir‌ ‌texto‌ ‌e‌ ‌imagens;‌ ‌

●Inserir‌ ‌animações;‌ ‌

●Inserir‌ ‌transições;‌ ‌

●Inserir‌ ‌áudio‌ ‌e‌ ‌vídeo;‌ ‌

●Formas,‌ ‌SmartArt‌ ‌e‌ ‌WordArt;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌gráficos.‌

Google Drive:

 

Google Docs:

 

Google Sheets:

 

Google Slides:

 

Google Forms:

×
×

Cart