O MÉTODO

Explora , Desenvolve, Descobre-te!

Tendo em conta o objetivo principal da Sala do Futuro que é a descoberta vocacional das crianças temos um método próprio para o conseguir.

Assenta em criar experiências diversificadas e apelativas de forma a facilitar o processo de auto-descoberta. Esse processo consiste em primeiramente dar oportunidades da criança EXPLORAR.

Desenvolvemos várias atividades (oficinas) com utilização de diferentes equipamentos/tecnologias para que a criança perceba as áreas que sente mais entusiasmo e em que possa testar as suas habilidades. Estas atividades foram projetadas de forma a permitir a autonomia necessária para que essa auto-descoberta seja livre sem a necessidade de depender do adulto.

Ao explorar e ao começa a detetar o seu interesse a criança vai sentir-se motivada a desenvolver esse interesse e as capacidades necessárias para ser bem sucedida. Não existirá um esforço tão grande para adquirir conhecimento e para DESENVOLVER as suas capacidades. A nossa estratégia para que exista desenvolvimento é suscitar a curiosidade através das suas características pessoais e tornar a aprendizagem uma experiência prática e divertida.

Desta forma simples, as nossas oficinas conseguem proporcionar o conhecimento do que mais gostam e do que são mais capazes facilitando a DESCOBERTA vocacional!

o metodo

O AMBIENTE

A Sala do Futuro tem um ambiente educativo que promove para além da descoberta vocacional um ensino de forma personalizada, utilizando a tecnologia entre outras estratégias.

Ao invés de professores numa sala de aula tradicional com uma matéria específica a transmitir e alunos passivos a ouvir, temos guias que orientam crianças a adquirir conhecimento através das suas necessidades, ou seja, através dos seus interesses e curiosidades.

A criança é ativa em todo o processo. O guia é capaz de ajudar a criança a transformar esse conhecimento em realização e a partir daqui existe aprendizagem.

O ensino personalizado permite maior atenção às características de cada criança para que todas possam aprender, ainda que de formas diferentes.

Na Sala do Futuro as tecnologias emergentes são utilizadas de forma a potenciar a criatividade, como auxilio à realização de ideias/projetos, como uma ferramenta rápida de feedback de aprendizagem e também como uma preparação para as profissões do futuro que se adivinham ser altamente tecnológicas.

Outros fatores importantes neste ambiente são o desenvolvimento social e a vida. Através da relação entre colegas e guias pudemos criar um desejo pelo bem-estar de todos. Queremos incutir um espirito de colaboração e respeito coletivo. Elementos inseridos no espaço despertam também o interesse das crianças viverem a natureza, pois assim mais facilmente sentirão vontade de a proteger e compreenderão a importância dela para a nossa sobrevivência.

A QUEM SE DESTINA

A sala do futuro destina-se a alunos do 1º e 2º ciclo (dos 6 aos 12 anos) que podem frequentar o nosso espaço semanalmente (seg. a sáb.), ou pontualmente, participar das nossas oficinas e workshops.

Esporadicamente realizamos também workshops destinados a alunos do 3º ciclo.

×
×

Cart