Plataformas Educativas Portuguesas – Top 6
Plataformas Educativas Portuguesas - Top 6

Plataformas Educativas Portuguesas – Top 6

Neste tempo de aulas à distância a Sala do Futuro dá a conhecer 6 plataformas educativas que irão tornar a aprendizagem muito mais interativa.

O ensino à distância traz vários desafios a professores e alunos, estas plataformas educativas que indicamos hoje apresentam-se como uma boa solução a possíveis obstáculos.

Por um lado, facilitam o trabalho do professor porque fornecem conteúdos adequados ao currículo escolar português e permitem acesso a várias ferramentas de ensino digitais, como vídeos, manuais digitais, análises de desempenho, aulas e testes interativos, entre outros.

No caso dos estudantes, as maiores dificuldades sentidas no E@D dizem respeito aos níveis de concentração e envolvimento nas aulas, uma vez que a mediação professor-aluno fica mais “distante”. Estas plataformas educativas com o seu visual apelativo e ferramentas de aprendizagem baseadas na gamificação (características dos jogos) conseguem mais facilmente captar o interesse dos alunos e aumentar o seu foco na “aula virtual”.

Cá está o nosso Top 6 de Plataformas Educativas Portuguesas:

Aula Digital (Leya): Nesta plataforma, professores, alunos e encarregados de educação encontram iniciativas e recursos úteis para os diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Todos os estudantes com manuais escolares da editora Leya do 1º ao 12º ano têm direito a uma licença digital que dá acesso gratuito aos recursos digitais (pelo PC, Tablet ou Smartphone). Nela podemos encontrar vídeos, animações, gramáticas, experiências, fichas, explicações, simuladores, jogos, tudo de forma interativa.

Escola Mágica: É uma plataforma criada em 2019 que fornece aulas e exercícios interativos com uma monitorização personalizada da aprendizagem para cada disciplina. Por enquanto, destina-se a alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e assenta em metodologias ativas de aprendizagem.

Escola Virtual (Porto Editora): Apresenta-se como a plataforma educativa digital, do Pré-escolar ao 12.º ano, mais utilizada a nível nacional. Inclusivamente agora dispõe de cursos de formação para dotar os professores das competências necessárias para explorar os recursos da Escola Virtual e as funcionalidades de acompanhamento e monitorização das aprendizagens à distância. As ferramentas de edição de conteúdos personalizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e os relatórios de análise da evolução individual de cada estudante, constituem-se como as grandes mais-valias desta plataforma.

Khan Academy: é uma organização sem fins lucrativos de origem norte americana com a missão de proporcionar uma educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar. A versão portuguesa ainda está em crescimento mas já existem vários conteúdos disponíveis, nomeadamente de Matemática, Física, Química e Biologia. Para quem domina o inglês existe uma maior oferta de cursos e disciplinas disponíveis.

LisBOA + Sucesso Escolar : A plataforma LisBOA+Sucesso Escolar é um recente projeto da Câmara Municipal de Lisboa. Pretende constituir-se como um instrumento de apoio às escolas, na implementação do Plano de Ensino à Distância (E@D). Contém centenas de atividades multimédia, interativas e dinâmicas, desenvolvidas para o Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo. Contém também atividades no âmbito da Igualdade de Género, Educação para a Saúde, Educação Ambiental, entre outras relevantes.

Santillana (Digital): As soluções digitais da Santillana capacitam o professor com a autonomia para decidir em que suporte trabalhar. A riqueza de conteúdos existentes ajuda o professor nas suas tarefas letivas e de gestão do pré-escolar ao secundário. Entre os vários conteúdos interativos contém fichas de avaliação totalmente editáveis. Neste momento, durante o período do ensino à distância, o acesso aos conteúdos multimédia é gratuito para todos os alunos (independentemente do manual adotado na escola) basta fazer o registo no site.

Agora, só nos resta desejar um bom E@D!

Continuamos ligados, a Explorar, Desenvolver e Descobrir!

93 805 30 55 | 21 150 89 86 | geral@saladofuturo.pt

Acompanhe as nossas novidades no facebookinstagram ou no nosso canal do Youtube tiktok.

Deixe uma resposta

Word‌:‌ ‌

●Textos‌ ‌e‌ ‌parágrafos;‌ ‌

●Estilos‌ ‌e‌ ‌Títulos;‌ ‌

●Inserção‌ ‌de‌ ‌imagens/vídeos.‌ ‌

●Marcas‌ ‌de‌ ‌tabulação;‌ ‌

●Margens‌ ‌ABNT‌ ‌e‌ ‌Quebra‌ ‌de‌ ‌texto;‌ ‌

●Texto‌ ‌em‌ ‌colunas;‌ ‌

●Folha‌ ‌de‌ ‌rosto/capa;‌ ‌

●Design‌ ‌do‌ ‌texto;‌ ‌

●Listas;‌ ‌

●Notas‌ ‌de‌ ‌rodapé‌ ‌e‌ ‌comentários;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌equações.‌ ‌

‌Excel‌:

‌●Aparência‌ ‌das‌ ‌Folhas‌ ‌de‌ ‌cálculo;‌ ‌

●Alinhamento‌ ‌das‌ ‌células;‌ ‌

●Bordas;‌ ‌

●Comentários‌ ‌nas‌ ‌células;‌ ‌

●Alterar‌ ‌fontes;‌ ‌

●Copiar‌ ‌e‌ ‌colar‌ ‌formatos;‌ ‌

●Apresentar/Ocultar‌ ‌linhas‌ ‌e‌ ‌colunas;‌ ‌

●Configurações‌ ‌de‌ ‌layout‌ ‌da‌ ‌página;‌ ‌

●Formatação‌ ‌do‌ ‌tipo‌ ‌de‌ ‌dados;‌ ‌

●Criar‌ ‌gráficos;‌ ‌

●Uso‌ ‌de‌ ‌fórmulas:‌ ‌SOMA,‌ ‌MINIMO,‌ ‌MAXIMO,‌ ‌MEDIA.

‌Power‌ ‌Point‌:

‌●Apresentação‌ ‌e‌ ‌Layouts;‌ ‌

●Abrir‌ ‌apresentações;‌ ‌

●Planos‌ ‌de‌ ‌fundo‌ ‌e‌ ‌Temas;‌ ‌

●Inserir‌ ‌texto‌ ‌e‌ ‌imagens;‌ ‌

●Inserir‌ ‌animações;‌ ‌

●Inserir‌ ‌transições;‌ ‌

●Inserir‌ ‌áudio‌ ‌e‌ ‌vídeo;‌ ‌

●Formas,‌ ‌SmartArt‌ ‌e‌ ‌WordArt;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌gráficos.‌

Google Drive:

 

Google Docs:

 

Google Sheets:

 

Google Slides:

 

Google Forms:

×
×

Cart