Profissionais do Futuro – como os preparar?
Profissionais do Futuro - Como os preparar?

Profissionais do Futuro – como os preparar?

  • Post category:Notícias

É possível preparar os profissionais do futuro já com recursos do presente.

A tecnologia provocou uma verdadeira “revolução”, ao permitir que tenhamos cada vez mais possibilidades de resolver as situações com que nos deparamos no quotidiano.

Ao nível da alimentação, deslocação, entre outros, tudo tem sido feito para facilitar a nossa vida ao máximo, sendo que os especialistas prevêem um mundo cada vez mais autómato e no qual várias tarefas que ainda hoje realizamos poderão ser transferidas para robots/inteligência artificial.

Ao invés de olhar para esta possibilidade como uma ameaça, esta é uma oportunidade para o ser humano se reinventar, tendo em conta que existirão novas opções e serviços que terão de ser explorados.

Esta revolução chegará inevitavelmente ao mercado de trabalho, sendo que as características dos profissionais do futuro (as nossas crianças) terão em conta este sistema cada vez mais dinâmico e interativo.

Mas que capacidades devem ser desenvolvidas para uma mais fácil adaptação?

Começamos, talvez, pela mais óbvia de todas. A criatividade. Esta é um fator transversal a todos os tempos, na medida em que as grandes ideias surgiram sempre a partir daqui.

No entanto, num momento em que cada vez mais se utiliza a inteligência artificial, será sempre fundamental acompanhar este progresso com inovação. Podemos juntar aqui o pensamento crítico, que se refere à reflexão sobre as nossas ações de forma a perceber o que pode ser melhorado.

 O mundo está cada vez mais competitivo e imediato. No entanto os melhores profissionais serão aqueles que conseguem analisar a sua prática, procurando melhorá-la de modo a evoluir e a prestar um serviço de maior qualidade.

Outras soft skills que serão determinantes incluem a inteligência emocional, a capacidade de iniciativa (proatividade) e a resolução de problemas.

Hoje em dia é possível adquirir e treinar estas competências de forma dinâmica com meios interativos e inovadores.

Então, porque não ajudar os tais profissionais do futuro a desenvolver estas capacidades?

Olhemos para as potencialidades da realidade virtual e aumentada onde são já simulados de forma bastante aproximada ambientes e situações com os quais contactamos num mundo “real”. Estas realidades estão cada vez mais desenvolvidas e permitem que as crianças criem o seu próprio “mundo”, tomando decisões, estimulando a criatividade e adquirindo conhecimento de algo que fará parte do quotidiano num futuro não tão distante.

Pensemos na programação como uma nova “língua”, tão ou mais importante que o Inglês. Ela descodifica tudo o que se encontra à nossa volta e ajuda a resolver problemas cada vez mais complexos. Muitos dos sistemas informáticos que hoje são desenvolvidos e que muito nos facilitam a vida são criados com base nesta linguagem. Será assim importante começar a fomentar as bases para este tipo de raciocínio, não só para quem queira ingressar neste ramo mas também para desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

O conhecimento científico é fundamental para desvendar o mundo em que vivemos. Sem ele não conseguimos descobrir algo novo e perceber como se processam muitos dos procedimentos à descoberta científica. Isto só é possível se incentivarmos a exploração do que nos rodeia despertando a curiosidade, que é a energia que leva ao conhecimento.

Todas estas e outras ferramentas são desenvolvidas na nossa Sala do Futuro, onde as crianças podem frequentar oficinas (Mundo Vivo; Criativa; Programação&Robots; FuturaMente; Eletrónica; Realidade Virtual&Aumentada) que permitem a aquisição de competências que podem ser fundamentais, não só para a sua inserção no mercado de trabalho, mas também para uma mais rápida adaptação às mudanças com que nos vamos deparando todos os dias!

Tudo isto acompanha a missão Sala do Futuro – explorar, desenvolver e descobrir!

Acreditando no nosso contributo, propomos atividades de férias escolares e de ano letivo onde todas estas e outras capacidades são promovidas num ambiente positivo, de criatividade e inovação.

Venham conhecer-nos!

21 150 89 86 | 93 805 30 55 | geral@saladofuturo.pt

Estamos no youtube , facebook instagram e tik tok.

×
×

Cart