Programação para Crianças
Workshop Programação para Crianças

Programação para Crianças

Muitas crianças têm hoje uma enorme facilidade em trabalhar com aparelhos eletrónicos, são os chamados nativos digitais. Porém, não significa que estejam preparadas para serem produtoras de tecnologia, mas apenas consumidores.

Segundo Mitchel Resnick, professor do MIT, as crianças sabem jogar, digitar, enviar mensagens mas isso não as torna fluentes em computação. Têm familiaridade em usar as novas tecnologias mas não em criá-las. É como se pudessem ler, mas não escrever.

Neste conjunto de workshops pretendemos contribuir para uma geração de crianças criadoras de tecnologia.

Apesar da palavra “programação” poder assustar, esta apenas traz benefícios:

  • A programação ensina conceitos matemáticos: Quando a criança aprende os primeiros conceitos de programação desde pequena, desenvolve melhor o raciocínio lógico e outras linguagens matemáticas, além de ter mais facilidade para aprender conceitos qeu serão vistos na vida adulta e académica;
  • A programação prepara para o mercado de trabalho: Hoje em dia, quem sabe programar, conquista um grande diferencial em diversas áreas. Com o avanço do uso de computadores e sistemas operativos, dominar a linguagem de programação é uma grande mais-valia nas profissões do futuro. E isso não se restringe apenas às áreas que tradicionalmente usam programação;
  • A programação empodera as crianças por meio da tecnologia: A programação ajuda as pessoas a serem cidadãos ativos, e a fluência na linguagem digital é tão importante quanto a fluência em quaisquer outras línguas. É também uma maneira de tornar as crianças em cidadãos menos alienados, num ambiente cada vez mais dominado pela internet. Nesse sentido, crianças que sabem programar são mais capazes de propôr soluções na sociedade, e portanto, não serão apenas consumidoras passivas de tecnologia.

Neste conjunto de workshops de “Programação para Crianças”, a tecnologia utilizada é o Scratch.

A plataforma Scratch é um ambiente de programação visual e multimédia, destinado à produção de animações e aprendizagem de programação. É um ambiente de programação orientado para que as crianças aprendam a pensar. É indicado para idades entre os 8 e os 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades.

Idealizado pelo MIT, o Scratch ensina o utilizador a programar enquanto brinca com os elementos da plataforma. A ideia é que a aprendizagem aconteça de forma autónoma, permitindo que os utilizadores possam interagir entre si, melhorar os projetos uns dos outros, aprender a partir de combinações de elementos e compartilhar os resultados das suas criações.

Ora espreitem a nossa oferta de workshops.

Datas

Workshops “Programação para Crianças” realizam-se aos sábados às 10h30 nos seguintes dias:

01/02/2020 – Scrach: a minha 1ª animação 

08/02/2020 – Scratch: o jogo do labirinto 

15/02/2020 – Scratch: o jogo da bola saltitona 

22/02/2020 – Scratch: o jogo de Perguntas 

29/02/2020 – Scratch: o jogo controlado por movimentos 

Os workshops têm a duração prevista de 2h. Poderão frequentar todo o conjunto de workshops ou apenas alguns à escolha.

Idades

Este workshop destina-se a idades entre os 8 e os 14 anos.

Valor

20€ (cada). Se pretender inscrever-se em todo o programa de workshops o valor total é de 85€ (IVA incluído).

Inscrições abertas!

93 805 30 55 | 21 150 89 86 | geral@saladofuturo.pt

Acompanhe os nossos workshops no facebookinstagram ou no nosso canal do Youtube.

×
×

Cart